segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Os Católicos e as Imagens

Um dos pontos mais questionados por algumas pessoas é o das imagens que nós católicos usamos. Afirmam que a veneração de imagens é uma idolatria e que os católicos são idólatras por fazerem e venerarem as imagens sacras. Baseiam-se, por exemplo, em Ex 20,4: “Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.”. E não entendem o verdadeiro sentido desta passagem bíblica.
Imagens e ídolos são a mesma coisa? Não.
Imagens são qualquer tipo de figuras, fotografia, escultura.Ídolo é um falso deus que se coloca no lugar de Deus. Ídolo pode ser o dinheiro, o poder, uma imagem reconhecida como um deus. Isto sim caracteriza uma idolatria. Veja que imagens e ídolos não são as mesmas coisas. Deus mesmo mandou fazer imagens. Veja:
“Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa.” (Ex 25,18-19)
“E o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente de bronze e mete-a sobre um poste”. Todo o que for mordido, olhando para ela será salvo” (Num 21,8).
I Re 6, 22-23, onde o Rei Salomão, conhecido pela sua sabedoria, dada por Deus, faz imagens de querubins de madeira de oliveira com cinco metros de altura e coloca no templo de Deus.

Trecho Tirado do blog de Antônio Januário http://missaoeanuncio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário