terça-feira, 15 de maio de 2012

Mês das Noivas?



O Quinto mês do ano não é mais a menina dos olhos de quem sonha em subir ao altar.
Tradicionalmente conhecido como o " Mês das Noivas", maio já não sustenta a fama e cedeu o lugar a dezembro na preferência dos brasileiro casados recentemente, segundo pesquisa do IBGE. Os números do Censo mais rente mostram esta queda. A mudança no panorama pode estar associada a fatores financeiros: no último mês do ano, o trabalhador brasileiro recebe o 13° Salário que representa uma ajuda de custo a mais. É também em dezembro que parte dos brasileiros aproveitam para conciliar casório e férias. Uma das igrejas mais procuradas para a realização de cerimônias de casamento em todo o país, a Paróquia Nossa Senhora do Brasil, localizada na zona sul da cidade de São Paulo. A mudança também não passou despercebida por quem
 organiza casamentos. "...- Embora o número de cerimônias tenha aumentado durante todo o ano, é em setembro e dezembro que as festas se concentram". Independentemente da época, os números do Censo do IBGE mostram que os casamentos cresceram em todo o país: de 2009 para 2010, houve um aumento de 4,5% no total de registros. Prova de que, em maio ou em qualquer outro mês do ano, a união dos casais continua em alta. 
De onde vem a tradição?
Embora já não seja tão atrativo para os noivos, maio ainda é o mês que vem à memória quando se menciona "Mês das Noivas".
Segundo Sylvia Queiroz, assessora de casamentos, a tradição pode estar associada a um costume americano e europeu, já que nessa época, a primavera está em seu auge no hemisfério norte.
Aqui no Brasil, país de forte tradição católica, maio também se tornou preferência das noivas por ser o mês de homenagem á Virgem Maria.

Trecho tirado da revista Ave Maria -Maio 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário