quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dia 22 de maio - dia de Santa Rita de Cássia.



Dia 22 de maio - Santa Rita de Cássia (1381-1457)

Com apenas 12 anos, Rita casou-se com Paulo de Ferdinando apenas para atender o desejo dos pais, pois seu desejo maior era tornar-se religiosa.  O marido era um homem violento e, durante longos 18 anos, Rita sofreu com seus maus-tratos e traições.  Com o marido, Rita teve dois filhos, aos quais se dedicava intensamente.
A moça rezava fervorosamente todos os dias, pedindo a Deus a conversão do marido, o que veio a acontecer, transformando radicalmente o seu comportamento.  Porém, logo depois Paulo de Ferdinando foi assassinado por antigos rivais e seus filhos juraram vingar a morte do pai.
Rita, apavorada, rezava a Deus dizendo que preferia vê-los mortos que assassinos.  E assim aconteceu.  Os dois rapazes adoeceram e, porém, antes de morrer, Rita os viu perdoar o homem que havia matado o pai.  Sozinha, Rita viu-se, então, perto de realizar o antigo sonho e logo procurou o convento das agostinianas. Porém, foi prontamente recusada por não ser mais virgem.
Conta a história que Rita rezou com intensidade pedindo a Deus que lhe concedesse a graça de vir a tornar-se irmã agostiniana e, milagrosamente, foi conduzida ao interior do convento.  As freiras, quando a descobriram, entenderam o milagre e a acolheram.  Rita viveu no convento até os 76 anos, levando uma vida de austeridade e oração. É, hoje, conhecida, como padroeira das causas impossíveis e dos momentos de desespero.

O ração à Santa Rita de Cássia
Ó Santa Rita, advogada nas causas urgentes, solução para os problemas insolúveis, socorro
nos casos desesperados!
Eis aos vossos pés uma alma desamparada e amargurada que precisa do vosso auxílio e de vossa proteção.
Não permitais que eu tenha de me afastar de vós sem ser atendida.
Ó Santa Rita, intercedei junto a Deus para qque ele me conceda a graça de que tanto necessito (Dizer a graça)
Ó grande santa, por vosso intermédio, espero tranquilamente receber a graça que peço.
Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós. Amém!



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Igreja reforça a data para motivar católicos à Vocação.



O domingo que passou foi marcado pelas comemorações alusivas ao Dia das Mães, mas para a Igreja Católica, a data também foi marcada pelo 51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Foi quando o Papa Francisco leu a mensagem "Vocações, testemunho da verdade".
Nesse dia, os católicos de todo o mundo foram convocados a orar pelos que já atuam em prol de uma vocação, seja religiosa, na família, no trabalho ou na comunidade, e também para motivar os demais a encontrarem a própria vocação, projeto pessoal, ou missão de vida.
Fez referência a Jesus Cristo:"Rezai para que o mundo todo reze pelas vocações". Para não deixar passar em branco, o padre Jairson Hellmann, que exerce a função de animador vocacional da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, reuniu a imprensa para divulgar sobre o tema, tradição de mais de cinco décadas.

'Vocação. Oração Pelas Vocações é a aptidão que cada um tem para fazer algo, a serviço de uma causa. É sair de si para servir", resume. No sábado à noite, durante a celebração de Nossa Senhora de Fátima, a data foi lembrada. O mesmo aconteceu domingo, no Noviciado, durante o Encontro com as Mães.
"Dentro de cada um de nós, é preciso que o fruto apareça, mas antes precisamos cultivar uma terra boa, depois veremos resultados" complementa Padre Jairson. No entender do padre dehoniano. "O Papa Francisco tem trazido muita alegria e sobriedade".

Simpósio - O padre Jairson Hellmann também lembrou sobre o Simpósio Vocacional do Brasil, de 16 a 18 de maio, em diversas regiões do Brasil, iniciativa que faz parte do 21º Plano Pastoral do Secretariado Geral da CNBB (Confederação dos Bispos no Brasil). O tema deste ano é "Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!"
O Simpósio se realizará, simultaneamente, por meio de videoconferência, em cinco regiões do país. Na Região Sul, os contatos para informações devem ser feitos com o Padre Marcelo Martendal, no endereço 
martendal.bnu@ibest.com.br

fonte: Jornal do Vale do Itapocu/SC













terça-feira, 13 de maio de 2014

Maria passa na frente.



 13 de Maio dia de Nsa Sra. de Fátima

Senhor,
Eu sei que me conheces e sabes dos meus problemas
Eu sei que me acompanhas mesmo quando eu me perco
Eu sei que quando tudo me falta o Senhor está comigo
Eu sei que Tu me deste uma mãe, Maria
A Tua mãe é a minha Mãe
Maria, na simplicidade de sua presença, nunca esteve ausente.
Nos momentos em que a angústia, atormentava as celebrações da
Vida, Ela soube reconhecer e interceder
Por isso eu peço, ó Mãe, intercede por mim
Quando o vinho acabar, intercede por mim
Quando alguma coisa faltar, intercede por mim
Quando eu me perder, intercede por mim
Quando eu pecar, intercede por mim
Quando eu deixar de amar intercede por mim
Senhor amado, obrigado pela Mãe que nos destes
É mais uma prova de Teu imenso amor Ágape
Cuida de nós
Amém

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Papa Francisco anuncia beatificação de Paulo 6º


A beatificação é a terceira das quatro etapas necessárias para a canonização, a partir da qual o candidato se torna oficialmente um santo da Igreja Católica
Foto: Alessandro Bianchi / Reuters
O papa Francisco anunciou neste sábado que Paulo 6º, pontífice entre 1897 e 1978, será beatificado. A cerimônia ocorrerá no Vaticano em 19 de outubro deste ano. Há duas semanas, o argentino canonizou os papas João 23 (1881-1963) e João Paulo 2º (1920-2005).

A beatificação é a terceira das quatro etapas necessárias para a canonização, a partir da qual o candidato se torna oficialmente um santo da Igreja Católica. O processo requer que pelo menos um milagre seja atribuído pelo intermédio do candidato à santidade, que, uma vez beatificado, recebe o título de "abençoado".

Após a beatificação, um outro milagre terá de ser verificado para que Paulo VI seja canonizado, o que lhe permitirá ser venerado pela Igreja universal como "um exemplo de santidade, que pode ser seguido com confiança", segundo o Vaticano.

Ensinamento da Igreja sobre as famílias
Paulo 6º nasceu Giovanni Battista Montini na região da Lombardia da Itália em 1897, filho de um editor de jornal proeminente. Ele foi eleito papa em 1963 e continuou as reformas de seu antecessor, João 23.

Paulo 6º morreu em agosto de 1978 e foi sucedido brevemente pelo Papa João Paulo 1º, que morreu em outubro de 1978. Durante seu pontificado de 15 anos, ele escreveu sete encíclicas (documento pontíficio dirigido a bispos do mundo todo contendo as diretrizes da Igreja Católica).

A mais controversa delas foi a Humanae Vitae (da vida humana), publicada em 1968.

Sua posição intransigente sobre controle de natalidade levou a protestos em todo o mundo católico e algumas hierarquias nacionais da Igreja Católica Romana abertamente modificaram a circular. Em 1995, o Papa João Paulo 2º apoiou a visão de Paulo 6º sobre o controle de natalidade em sua encíclica, a Evangelium Vitae (O Evangelho da Vida).

A cerimônia de beatificação de Paulo 6º será realizada no final de uma reunião crucial dos bispos globais para discutir a doutrina católica sobre a vida familiar, convocada pelo Papa Francisco.

Os clérigos vão discutir os resultados de uma pesquisa mundial encomendada pelo Papa sobre que partes dos ensinamentos da Igreja os católicos realmente estão adotando e seguindo sobre a sexualidade humana.

Como de praxe, o Vaticano não deu detalhes sobre o milagre - a Santa Sé exige que seja um fenômeno certificado pelos médicos como não tendo nenhuma explicação médica.

Segundo a imprensa italiana, no entanto, o milagre envolveu um bebê californiano que nasceu saudável, apesar dos diagnósticos pré-parto sobre o rompimento da bexiga fetal e ausência de líquido amniótico.

A mãe teria se recusado a abortar a criança e orou pedindo a intercessão de Paulo 6º, por sugestão de uma freira.

BBC Brasil.com

quarta-feira, 7 de maio de 2014

A igreja não deve ser uma Universidade da Fé, diz Papa.



Durante uma missa na Casa de Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco disse que a igreja não é uma "universidade da religião", mas sim "um povo que segue Jesus". Apenas assim, segundo o Pontífice, "seu testemunho será fértil".
"Quando a Igreja se fecha em si mesma, cria-se uma universidade da religião, com tantas belas ideias, com tantos belos templos, com tantos belos museus, com tantas coisas belas, mas que não da seu testemunho, tornando-se estéril. Com o cristão acontece o mesmo. O cristão que não da seu testemunho permanece estéril sem dar a vida que recebeu de Jesus Cristo". Diz um trecho da homilia divulgado pela Radio Vaticana.

Fonte Exame.abril.com.br

terça-feira, 6 de maio de 2014

Papa Francisco na Terra Santa.



Começa a contagem regressiva para a visita do Papa Francisco à Terra Santa. Um evento que acontecerá após 50 anos do abraço histórico de Paulo VI com o Patriarca ecumênico Atenagora, em 1964.
O Papa chega dia 24 de maio a Amã, na Jordânia, no dia 25 vai a Belém e no dia 26 estará em Jerusalém. 

Oração e encontro.

O Papa explicou que será uma "peregrinação de oração", e entre os momentos mais importantes se   encontram a visita ao Santuário do Batismo de Jesus, em Betânia, a celebração da missa dominical na praça da Manjedoura em Belém, diante da Basílica da Natividade, e depois o almoço com um grupo de famílias palestinas na Casa Nova, a estrutura de hospitalidade dos franciscanos da Custódia da Terra Santa.
Em Jerusalém o Papa Francisco vai ao Getsemani e ao Santo Sepulcro, onde acontecerá um encontro ecumênico com outros chefes das Igrejas e comunidades cristãs locais. Depois se seguirão os encontros institucionais. O dia concluirá com uma missa celebrada junto aos ordinários da Terra Santa na sala do Cenáculo, como fez João Paulo II em sua peregrinação no Jubileu de 2000.

Grande espera dos cristãos.

Uma visita breve, mas que terá grandes efeitos no tempo para toda a Igreja universal e marcará a história daqueles que tem o dever de guardar os lugares santos e as comunidades
ali presentes. Por este motivo todos os católicos da Terra Santa estão se preparando para
acolher o Papa. 

Fonte http://www.aleteia.org