terça-feira, 17 de junho de 2014

Missa em inglês e espanhol no Recife atrai estrangeiros e curiosos.




A missa na Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem, na Pracinha do bairro de mesmo nome, reuniu muitos brasileiros curiosos, além dos estrangeiros. (Foto: Katherine Coutinho / G1)













Dia de domingo é dia de missa para os católicos em todo o mundo. No Recife, a celebração foi diferente neste dia 15: houve missa em inglês e espanhol, visando os turistas que vieram para a Copa do Mundo. A missa na Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem, na Pracinha do bairro de mesmo nome, na Zona Sul, reuniu muitos brasileiros curiosos, além dos estrangeiros.
Preparação
A missa em inglês vai ficar a cargo do padre Josenildo Tavares, paróco das Graças. Apesar de ter morado quatro anos em Chicago, nos Estados Unidos, o padre explica que foi preciso uma preparação especial para essa missa. “Já faz alguns anos, você fica meio enferrujado. Eu costumo ir sempre para lá, depois de uma semana estou falando fluente”, conta Tavares.
A expectativa do religioso é de que a missa seja aprimorada a cada celebração, com a ajuda de outros padres que falem inglês e espanhol, além da opinião dos estrangeiros. “Pretendo conversar com o monsenhor para tentarmos fazer a missa semanal em inglês mesmo fora do período da Copa. Quando morei em Chicago, nós criamos uma missa em português. Tinham domingos que eu celebrava em inglês, português e espanhol. É um pouco enrolado, precisa 'resetar o sistema' antes da missa”, diz, bem humorado.
Integrantes do grupo jovem da Igreja de Boa Viagem, as estudantes Gabriella Guedes e Renata Costa tiveram o desafio de trazer o inglês aprendido em cursinhos para a missa, ao fazerem as leituras religiosas. “Foi meio tenso, parei de estudar tem alguns anos, mas é válido”, acredita Gabriella. “Eu uso muito inglês porque estudo relações internacionais, só que é diferente quando é na missa”, acredita Renata, que também aprovou a iniciativa.
As celebrações em inglês e espanhol vão acontecer durante a Copa do Mundo. A Igreja de Boa Viagem, na Pracinha, recebe todos os domingos, às 11h, a missa em inglês, enquanto a em espanhol vai ser celebrada na Capela do Menino Jesus, na Avenida Conselheiro Aguiar, no Pina, sempre ao meio-dia.
Fonte http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário